terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

receita - strogonoff


ontem tivemos strogonoff pra janta! \o/ (bom que ainda sobrou pro meu almoço...)
strogonoff, aliás, é um dos pratos que eu fazia desde que eu aprendi a cozinhar. de frango, bovino... eu prefiro o bovino, que foi o que eu fiz ontem, mas gosto de qualquer um!
um dia meu irmão inventou de fazer de carne de porco! não é que ficou bom? já ouvi pessoas falando que fizeram de carne moída também. imagino que deve ficar bom... é quase um molho bolonhesa com creme de leite, né? deve ficar bom com macarrão...

mas vamos ao passo a passo?

pique a carne em pedacinhos. eu usei uma parte dos bifes que congelei ontem, lembram? acho que era alcatra, se não me engano... e a carne ficou bem macia!
bata no mixer ou rale meia cebola (pra duas pessoas) e numa panela, doure ela com uma colher de sopa de margarina. acrescente sal (eu uso o tempero de sal e alho, que é uma receita da minha avó! depois posto aqui!) e doure a carne. depois de dourar, é hora de flambar! adooooro quase colocar fogo na cozinha!
ou você coloca uma dose de conhaque numa concha de alumínio e vai esquentando ela em uma das bocas do fogão até ela pegar fogo, ou você joga o conhaque dentro da panela e joga um palito de fósforo aceso lá dentro! BUM! hahaha
apesar de quase sempre usar a primeira opção, ontem eu fiz a segunda.

aí é só esperar o fogo acabar! mas muito cuidado com os utensílios (colheres de plástico e de pau pra não queimar, e de metal pra não queimar a sua mão quando você for mexer) e os aventais e panos de prato que porventura estejam perto do fogão! fogo não é brincadeira...
depois de flambado, é só colocar o molho de tomate. eu uso aqueles de sachê que a gente compra pronto. ontem comprei um da Quero que vem com pedaços de tomate! adoooro esses! e ainda 'diz que é light'! muito bom! deixe ferver um pouquinho pra engrossar o molho, acrescente o creme de leite e sirva com batata palha e arroz branco!
hummmm! já tá na hora do almoço?

ah! huahuahua tá ficando engraçado já, mas me lembrei de uma outra forma de usar o pão amanhecido, e ainda aproveitar o restinho de strogonoff... é só colocar ele sobre o pão partido no meio e colocar no forno! fica uma delícia!

e você? qual a sua receita de strogonoff?

Nenhum comentário: