sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

receita - frango ao molho de açafrão e quiabo


como é boa a comidinha mineira, né? (suspeita pra falar... o/)
mas um franguinho de molho, como a gente chama o frango ao molho de açafrão aqui na nossa região, é uma das comidas mais gostosas daqui!
ontem de noite eu fiz pra eu e o André jantarmos, e ainda coloquei um quiabinho que tava quase perdendo ali na geladeira!

como faz?
descongele e limpe o frango - eu usei 3 sobrecoxas daqueles pacotes que a gente compra congelado e separado, que fica mais fácil pra quem mora sozinho ou com o marido/irmão/irmã/filho/filha/cachorro/gato/papagaio.
descasque e rale (ou triture no 'santo mixer') meia cebola. coloque óleo numa panela e frite a cebola. acrescente o alho - eu uso um temperinho de alho e sal que é tradição na minha família, jajá posto a receita aqui! - e frite. acrescente o frango e vá fritando, pingando água e mexendo até ele ficar douradinho. enquanto isso ele vai cozinhando. (minha mãe fala que frango e carne de porco tem que cozinhar bem!)
depois coloque água até cobrir o frango (não exagera!!!) e deixe ferver um pouco pro molho dar uma engrossada.
aí então acrescente o quiabo picado e tampe a panela. vá espetando o quiabo de tempos em tempos pra ver se ele já cozinhou.

e o pulo do gato?
pro quiabo não ficar 'babando', depois que você colocar ele na panela não mexa mais até ele estar cozido.
ah! e antes de picar ele, depois de lavar, seque um a um.


o que tem nesse prato? arroz, frango com quiabo, alface com o sunomono que eu fiz e banana da terra quase podre frita! (de verdade, o pulo do gato da banana frita é esperar ela estar quase podre mesmo pra fritar! sabe qdo vc come aquela banana frita molinha e docinha? então...)
hummm! quero de novo!


minha mini cozinha! não tem coisa melhor do que ter a janta pronta e mesmo antes de comer a pia estar assim, sem nenhuma louça pra lavar! #donacarmenfeeligs (mais conhecida como minha mãe, essa Dona Carmen...)


quem fizer me conta, tá?

Nenhum comentário: