domingo, 29 de abril de 2012

receita do dia - torta de arroz


o que fazer com as sobras de arroz de todos os dias?
há um tempo em comecei a congelar. primeiro porque eu acho um desperdício, mas nem sempre a gente tá afim de comer arroz 'requentado'. depois porque lembrei do bolinho de arroz da minha vó Juraci e pensei em pedir a receita pra ela, pra poder fazer aqui em casa.
só que, como eu já devo ter falado por aqui, eu entrei numa de engordar... pra quem sempre foi um palito, não é uma situação muito agradável.
até fui na nutricionista semana passada, ela me passou uma dieta, mas cadê que eu comecei?
vamos ver se amanhã, segunda-feira, dia internacional de começar dieta, eu começo, né?
acho que com os meus sogros vindo almoçar aqui em casa amanhã nem vai rolar... mas enfim... voltando às sobras de arroz! como mamãe me ensinou, a gente não pode ficar comendo fritura sempre! ainda mais num mini ap, onde a única saída de ar da cozinha é a janela da lavanderia! hahaha
o jeito foi arrumar uma receitinha que usasse o arroz e que não fosse frita.
as usual, eu perguntei pro google! achei um monte de receitas de torta de arroz, me baseei nelas e criei a minha! anota aí!

bata 3 xícaras de arroz cozido, 1 e 1/2 xícaras de leite, 5 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 ovo, 1 colher de fermento em pó, uma colher de margarina e bastaaaaaante queijo minas curado ralado.
não coloquei sal como falava pra colocar nas receitas que eu li porque no arroz já tem sal. se você optar por usar queijo parmesão ralado, não coloca muito, porque se não fica muito forte!

o recheio eu fiz de frango! descongelei 2 pedaços de filé de peito sadia (aquele que eu amo que vem as peças separadas num saquinho), piquei em cubos grandes, refoguei na panela de pressão com cebola picada e aquele tempero de alho e sal que eu já ensinei a fazer aqui, coloquei água o suficiente pra cobrir o frango e cozinhei na pressão por mais ou menos meia hora (eu acho!)
tirei da pressão e ainda quente eu bati na batedeira pra desfiar o frango. essa é a melhor dica de todos os tempos pra mim! nunca mais vou ficar com preguiça de fazer receitas com frango desfiado.
voltei pra panela, acrescentei molho de tomate pronto, uma latinha daquelas seletas de legumes da Quero que tinha perdida aqui na despensa e um restinho de milho que tinha na geladeira.

untei uma assadeira de vidro com manteiga e farinha de trigo, coloquei uma camada da massa,  uma camada beeem generosa de recheio e a outra camada de massa.

assei em fogo médio por mais ou menos meia hora e tava prontinho!
o melhor de tudo é que sobrou só dois prantinhos de sobremesa e dois pares de talheres pra lavar da janta!

Nenhum comentário: