quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

receita do dia - pão de queijo


diretamente de Minas, mais especificamente, de Uberaba, Terra do Zebu, aqui vai uma receitinha delícia de Pão de Queijo! hahaha
a receita é da minha vó Cor-de-Rosa (vó Rosa)

Pão de Queijo

3 copos de polvilho doce
1 copo de leite
1 copo de água
1 copo (faltando 2 dedos) de óleo
1 colher de margarina
Aproximadamente 6 ovos
Sal a gosto
Queijo minas curado ralado, a gosto

Ferva o leite, a água e o óleo. Coloque o polvilho em uma vasilha e jogue o a mistura já fervida no polvilho e o sal.
Coloque a margarina e vá mexendo (com a colher mesmo) até esfriar.
Depois que estiver frio, vá acrescentando o ovo e o queijo e amassando. Quando melhor você amassar, mais o pão de queijo cresce e mais bonito ele fica!
Depois é só enrolar e assar! Se você quiser também pode enrolar para congelar, igual eu fiz aqui:


Como nenhuma forma cabe no meu congelador, eu coloquei numa tábua de vidro que eu tenho (eu não gosto muito de usar tábua de vidro para picar legumes ou carnes porque acho que acaba com o corte de faca, então ela fica meio perdida aqui em casa...). Depois que congelar é só tirar um por um e colocar em um saco que possa ser utilizado no congelador.

E o pulo do gato?
Ganhei uma batedeira de casamento, né? Aliás, ganhei muita coisa de casamento! \0/
E ela tem aquele 'gancho do capitão gancho' pra bater massas pesadas, sabem?
Então pensei: porque não tentar?
E deu muito certo! Nunca mais amasso Pão de Queijo 'no muque'!

Pão de queijo recheado? Hummm com que?
A gente vê muito por aí nessas casas do pão de queijo, eles recheados com requeijão e alguma outra coisa!
Desses eu amo o de azeitona!
Pra fazer em casa, você pode usar o requeijão e tentar imitar os sabores que a gente compra prontos, ou usar sua criatividade!
Aqui em casa a gente gosta muito de comprar mortadela fatiada e fritar na frigideira, ela inteira mesmo! Fica uma delícia!
E eu to com mania de pão de queijo com geleia de morango! Fica bom demais!


Além dos tradicionais presunto e mussarela, que ficam uma delícia!
Aliás, outra dica esperta, que só quem mora só com o marido sabe o tanto que é valiosa: sabe quando sobra pão de queijo pro outro dia? Pega a sua sanduicheira elétrica, coloca presunto e mussarela dentro dos pães de queijo e faz panini! Ótimo jeito para evitar ficar jogando comida fora!

Gostaram da receita?

Você come pão de queijo com que?

Nenhum comentário: