domingo, 26 de junho de 2011

receita_caldo de batata e frango

sempre que eu to doente, fico das mais manhosinhas.
mas o caso hoje não é bem esse, o problema é que eu to sem voz. e pra uma pessoa que fala como eu falo, ficar sem poder falar é a morte! dá uma falta de paciência...

minha mãe faz um caldo de batata e frango MARAVILHOSO! amo amo amo!
aí resolvi tentar fazer hoje pra gente, porque queria comer alguma coisa bem quente pra ver se dava uma melhorada na garganta.
aí vai a receita:

caldo da minha mãe
- dois pedaços de filé de frango (daqueles que a gente compra e vem as peças de filé separadinhas e congeladas, sabem?
- 5 batatas grandes
- 2 colheres de sopa de açafrão
- 1/2 cebola picada (não precisa picar muito pequena porque ela desaparece com o cozimento)
- 3 dentes de alho
- sal a gosto
- água
- 1 panela de pressão hehehe

pique o frango em cubinhos pequenos. uma diquinha ótima: para o frango não ficar com 'gosto de pena' (aquele gosto forte que às vezes a gente sente quando come frango), ferva um pouco de água e depois do frango picado, coloque a água nele e escorra antes de começar a fritar. eu costumo passar numas 3 águas. (#enjoada) pra facilitar, eu vou picando o frango e colocando naqueles escorredores de arroz, sabe? fica mais fácil na hora de passar a água.
pique a cebola, amasse o alho, coloque óleo na panela de pressão e frite os dois. como o alho frita mais rápido, eu sempre coloco a cebola primeiro.
depois que os dois estiverem bem douradinhos, acrescente o açafrão. dê uma fritadinha nele e acrescente o frango. (eu coloquei um pouco de sal no frango antes de fritar e depois de pronto o caldo, acertei o sal.)
deixe o frango dourar bem. quanto mais dourar, mais o caldo fica bonito. não sei vocês, mas eu não gosto daquelas comidas 'branquelas' não! hahaha
enquanto o frango doura, descasque as batatas e pique em cubinhos (quanto menor, menos demora pra cozinhar). coloque na panela junto com o frango dourado, acrescente água e coloque na pressão.
não lembro bem quanto tempo ficou, mas acho que foi no mínimo 20 min. se você abrir a panela e a batata ainda não estiver cozidinha, é só colocar na pressão de novo.
depois de tudo cozido, bata o caldo na própria panela com um mixer. se você não tiver o mixer, acho que pode bater no liquidificador mesmo. depois disso, se o caldo ainda estiver ralo, deixe ferver um pouco. se não, tá prontinho!


olha como ficou bonito o meu!!!

eu gosto com queijo ralado, molhinho de pimenta e pão.

aqui em casa, minha mãe não come sem cebolinha e salsinha (cheiro verde)
de vez em quando eu pingo umas gostinhas de limão porque eu amooo sabor azedinho...
ou seja, cada um come do seu jeito!

gostaram?
quem fizer me conta, tá?

ahhh! nas próximas duas semanas, acho que eu vou fazer comida todo dia!
'as veis' rola mais receitinhas! to empolgada!

outra coisa, quero um forro xadrez de cantina italiana pra minha casa!
acho a coisa mais fofa!!!

Nenhum comentário: