quarta-feira, 9 de março de 2011

Torta de liquidificador - Frango

Aí que hoje cheguei em casa inspirada pra cozinhar de novo! Não sei se é porque eu tinha acabado de sair da terapia+acupuntura e tava zeeennn, não sei se são resquícios do ótimo final de semana/carnaval que eu tive do ladinho do namorido... só sei que foi assim!
E hoje mais cedo tinha feito minha visitinha diária ao Quitandoca e a Glau me inspirou de novo!
Não é que até estando doente há dias ela consegue fazer essas comidinhas tão lindas e práticas que deixam a gente babando do lado de cá do monitor?
Uma das receitas de hoje era uma torta de liquidificador de frango... Apesar de não gostar muito de tortas de liquidificador por ficarem massudas (não gosto de nenhuma comida massuda; panquecas? de sal com massa fininha e sequinha, please), como li num dos posts dela que ela tb não gostava, resolvi confiar e testar.

Bom, no blog ela conta que o recheio ela fez de restos do frango assado de domingo e outros. Como eu não tinha nenhum resto de frango na geladeira, peguei três pedaços de filé de peito congelado (super indico!!! vem os filés congelados separadinhos, praticamente limpos e não custam tão mais caro assim! não compensa pagar mais barato mas levar pelanca pra casa, né gente? aqui em casa a gente compra Sadia, q consideramos ser os q vem mais limpos) e descongelei um pouquinho do microondas (só pra dar pra cortar mesmo)
Depois tirei os restinhos de pelanquinhas do frango (ok! sou mto enjoada com frango e pelancas!) e cortei em bifes mais grossinhos.
Uma super dica que eu dou pra tirar aquele 'gosto de pena' que às vezes fica no frango é, depois que acabar de picar e limpar, passar a carne na água quente. Eu coloco no escorredor de arroz e passo umas três águas pra garantir! (viram como eu sou enjoada mesmo com frango, né?) A dica é da Mamis que eu aprendi quando comecei a cozinhar.
Mas então... aqui em casa temos pavor de carne branca (sem dourar). Eu tenho menos paciência, mas minha mãe fica hooooras dourando todas as carnes que ela faz, por isso nós nunca tentamos cozinhar frango pra desfiar na panela de pressão como a maioria das pessoas fazem. Mas como eu queria que hoje a janta não saísse muito tarde e eu ainda tinha q desfiar o frango depois de cozido, resolvi arriscar!
Temperei os bifes que eu tinha cortado, coloquei óleo de girassol na panela de pressão e fritei um pouquinho de cebola picada de qualquer jeito (já que ela ia derreter na panela de pressão mesmo...).
Coloquei o frango e, como sou filha da minha mãe, tentei deixar ele dourar o máximo que eu pude antes de tampar a panela. Frango devidamente dourado, tampei a panela e deixei mais ou menos uns 10 minutos na pressão (ou até sentir o cheirinho de queimado... hahahaha)
Tirei da pressão daquele jeito q o André quase me mata (debaixo da água da torneira! não façam isso em casa, segundo 'meu engenheiro mecânico', isso é muito perigoso) e descobri a América! Nunca mais faço frango pra desfiar sem ser na panela de pressão!
Desfiei a carne (comi uns 2% enquanto desfiava) e reservei. 

com o garfo

'cá mão'

Enquanto isso meu fotógrafo particular de making off, meu irmãozinho @_iJohn picava o tomate e a azeitona e abria a latinha do milho pra mim! O que seria de mim sem ele???

 dois tomates picadinhos

azeitona picadinha à gosto

frango desfiado

Providenciado o recheio, vamos à receita e ao passo a passo da massa que eu fiz igualzinho a Glau fez! Segundo ela:

"No liquidificador coloquei todos os ingredientes para fazer a massa da torta, exceto o fermento que só incorporei, depois de tudo bem misturadinho. Pra massa da torta, você vai precisar de:
- 3 ovos
- 1 xícara de óleo
- 2 xícaras de leite
- 2 xícaras de farinha de trigo
- sal a gosto
- 1 colher (sopa) fermento em pó
- 2 colheres (sopa) parmesão ralado
- farinha de rosca para polvilhar

Você vai untar uma forma com manteiga e farinha de trigo e colocar um pouco da massa, cubra com recheio da sua preferência, finalize com a massa, polvilhe farinha de rosca e coloque para assar em forno pré-aquecido. (...) "




making off da massa

Montando a torta...

uma camada de massa + recheio + azeite + orégano

segunda camada de massa + queijo ralado

Eu tinha achado que a massa tinha sido pouco pra quantidade de recheio que fizemos... mas no final das contas gostei da quantidade de massa! Ficou suculento e sequinho ao mesmo tempo, sabe?

no forno... (ignorem a sujeira do vidro, ok?)

PRONTINHO!!!

estão servidos?

CALARO que as fotos não ficaram lindas como as da Glau (pra falar verdade nem tentei hoje pq tava numa fome...), mas q ficou bom, ficou, viu?
Não sobrou nenhum pedacinho pra contar história!

Gostaram?

Nenhum comentário: