sexta-feira, 28 de maio de 2010

sexta à tarde: bolo de chocolate de liquidificador

acho a coisa mais facinha do mundo fazer um bolo.
não entendo como tem gente q ainda tem coragem de ficar comprando aqueles bolos de caixinha. sério!
tá certo q tem q separar as claras das gemas, bater elas em neve, ir adicionando uma coisa de cada vez... mas ainda sim acho fácil até!

só que hoje pensei em fazer um bolo e lembrei que a minha tia tinha pegado a batedeira emprestada aqui em casa e não tinha devolvido...
procurei na internet uma receita de bolo de liquidificador e encontrei uma no cybercook que eu achei legal e resolvi testar!

vejam as fotos do making of do bolo e a receita lá embaixo.




como sobrou um pouco de massa q não coube na forma, achei umas forminhas de cupcake q tinham sobrado aqui em casa e coloquei o resto da massa nelas (lembrete: preciso comprar as forminhas de alumínio pra sustentar as de papel quando eu for fazer cupcakes de novo).

os bolinhos da forminha de papel ficaram prontos antes, então eu comi eles antes do grande ficar pronto! hehehe

só que aconteceu um probleminha... não sei se eu não sei usar aquelas formas de silicone q prometem desenformar o bolo sem grudar ou se eu tentei desenformar antes de hora. o fato é que o bolo grudou na forma! *bosta* (desconfio que o problema sou eu pq acho q depois q ele esfriou um pouco aí q desenformou o que não tinha desenformado qdo ainda tava quente)
olha o que virou: hahaha



olha a forma:



e olha o bolo!!!



mas pelo menos ficou gostoso! :D

a receita:
Bolo de Chocolate de Liquidificador (adaptada daqui)

Ingredientes:

Massa

1 xícara(s) (chá) de leite morno(a)
3 unidade(s) de ovo
3 colher(es) (sopa) de margarina derretidas [derrete em 30 seg no microondas ]
2 xícara(s) (chá) de açúcar
1 xícara(s) (chá) de chocolate em pó [não coloquei uma xícara, fui colocando até achar que a cor tava boa, usei Nescau]
2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

Cobertura

1 xícara(s) (chá) de açúcar [adicionei umas 3 colheres além disso]
3 colher(es) (sopa) de amido de milho
2 colher(es) (sopa) de chocolate em pó [usei Nescau]
1 xícara(s) (chá) de água
quanto baste de sal
2colher(es) (sopa) de margarina
1 colher(es) (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:

Massa

Bata bem todos os ingredientes da massa no liqüidificador. Coloque em uma fôrma redonda,untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo.
Asse por cerca de 40 minutos em forno médio (180ºC), pré-aquecido.

Cobertura

Leve todos os ingredientes ao fogo até engrossar em ponto de brigadeiro.Cubra o bolo em seguida. [se a cobertura esfriar e endurecer, é só colocar mais um pouquinho de água, ligar o fogo de novo e mexer até chegar no ponto]




Nenhum comentário: