segunda-feira, 24 de agosto de 2009

como educar seus filhos em relação ao dinheiro

Sabe, quando penso em ter filhos, coisa que ainda vai demorar muuuuuuuuito, se depender de mim e dos meus planos, eu fico muito preocupada com a questão financeira. Como educar meus filhos para que eles sejam controlados financeiramente, diferente da mãe deles? hahahaha
Achei estas dicas aqui, no blog Coisas para Crianças.
Estes sempre foram pontos que eu achei que seriam importantes.
Acho que vale a pena compartilhar. Quem sabe a geração de filhos da nossa geração seja um pouquinho melhor, né?
Vejam as dicas:

1 É importante que o seu filho conheça o dinheiro. Mostre-lhe diversas moedas e notas e explique-lhe as diferenças entre os valores.
2 Ofereça-lhe um mealheiro onde ele possa ir juntando as moedas que lhe for dando. Dê preferência a mealheiros com transparências para que o seu filho possa ver o conteúdo a aumentar. Quando estiver cheio compre com ele um presente que ele quer muito, para que tenha noção do tempo necessário e da importância da poupança. Das próximas vezes, deposite o dinheiro numa conta específica para criança, isenta de encargos bancários.

3 É importante que lhe dê uma mesada, de acordo com a idade e com os gastos mensais. Dê-lhe o suficiente, de forma a incutir a poupança.
4 Se, por algum motivo, o seu filho não tem dinheiro a meio do mês, não lhe dê mais. Ensine-o a gerir o orçamento mensal.

5 Ensine o seu filho a fazer um orçamento. Faça com ele uma lista das coisas que gostaria de comprar e atribua custos. Assim estará a contribuir para a sua educação financeira.

6 Dê o exemplo. Se quer que o seu filho aprenda a viver de acordo com as suas possibilidades, o exemplo tem que partir de si.

7 Aproxime-o das questões financeiras: no café deixe que seja ele a entregar o dinheiro para pagar, no supermercado ensine-o a comparar os preços e a distinguir os bens essenciais dos supérfluos.

8 Não esteja sempre a oferecer-lhe presentes. O seu filho não se irá sentir mais amado por isso e habituar-se-á a ter tudo o que quer, sem qualquer esforço.

9 Não ceda a pressões e birras de consumo.
10 Não lhe dê dinheiro em troca da realização de tarefas domésticas nem de bons resultados escolares. Ter boas notas e participar nas tarefas domésticas são actos que devem ser assumidos pelo seu filho como responsabilidades.

Só não vale desistir de ter seus filhos só porque você acha que não vai conseguir dar exemplo!
Claro que vai! Se você ainda não dá esse tipo de exemplo é porque você ainda precisa melhorar neste ponto (como eu ainda preciso!)
Vamos à luta! Um dia a gente ainda consegue! Um dia estaremos prontos pra educar os nossos filhos!

Nenhum comentário: