segunda-feira, 29 de junho de 2009

bolinhos!!!

ontem de tarde... morrendo de fome (como sempre) resolvi fazer esses bolinhos!
ficaram uma delícia! vou levar pra lanchar agora no ateliê!

tenham uma ótima semana!

update:

as receitinhas, como foi pedido pela dafne! =D
(brigada por me acompanhar e pelo comentário! =*)

cupcakes de baunilha

2 ¾ xícaras de farinha de trigo
1 xícara de manteiga ou margarina (eu coloco a com sal mesmo, sempre é a que tem aqui em casa)
2 xícaras de açúcar cristal
4 ovos
1 xícara de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Pré-aqueça o forno. Separe as forminhas de papel e espalhe elas por um tabuleiro de bolo (você vai usá-lo como apoio na hora de colocar pra assar) Se você tiver, além das forminhas de papel, as forminhas de metal, tipo de empada, o cupcake vai ficar mais bonito ainda!
Numa vasilha grande bata a manteiga até que fique bem cremosa. Acrescente o açúcar aos poucos e continue batendo por 3 minutos, até que a mistura fique bem macia. Acrescente os ovos um por um, batendo bem após cada adição. Acrescente a farinha e a essência de baunilha e bata. Coloque o fermento no leite, espere ele ‘agir’ e acrescente à massa, misturando só pra dissolvê-lo. (não bata muito porque se não o fermento perde o efeito!)
Nessa etapa, para fazer os bolinhos mesclados, eu preenchi metade das forminhas com a massa branca. Depois eu acrescentei Nescau (ou toddy, ou qualquer outro achocolatado – eu prefiro Nescau) no restante da massa, mexi (não muito, só pra dissolver mesmo) e preenchi a outra metade, jogando a massa de modo que o branco e o marrom fiquem mesclados. Se quiser, você pode dar uma misturadinha com um palito de dentes. Só tome cuidado pra não mexer demais, porque aí não fica mesclado, fica um bolinho de chocolate esbranquiçado!
Ah! Outro cuidado que você tem que tomar é pra não encher demais as forminhas. Se não, a hora que crescer, pode derramar no tabuleiro.
Asse por aproximadamente 20 minutos (ou até que fique moreninho). Só faça o teste do palito depois dos primeiros 20 minutos.

Cobertura de chocolate com creme de leite

6 colheres de sopa de achocolatado em pó
6 colheres de sopa de açúcar cristal
4 colheres de leite
1 caixinha de creme de leite (200g)
Coloque em uma panela aquecida quatro colheres das de sopa de achocolatado em pó, em
seguida quatro de açúcar e quatro de leite, misture tudo até ficar um pouco homegênea.
Coloque 100g de creme de leite e misture. Coloque mais tres colheres de achocolatado e misture, duas de açúcar e misture. Por fim coloque o restande de creme de leite e misture até fervura. Desligue e deixe descansar por dois minutos. Agora é só colocar nos seus cupcakes!

Por cima, usei o que sobrou das estrelinhas que eu comprei o dia que eu e a Nat fizemos cupcakes, no final de semana passado. Meus olhinhos sempre brilhavam quando eu via essas estrelinhas no mercado! =D
Mas você pode usar o que sua criatividade mandar!

Quem fizer manda fotos pra mim?
Aí eu posto aqui tb!

=*sss

2 comentários:

Dady disse...

hummm parece mesmo!! posta a receita! ou me manda por e-mail!
sempre q posso vejo o blog, principalmente p ver as novidades da Super!

Dady disse...

ah esqueci de dizer, vc tem meu msn... meu nome é Dafne.. esqueci q aparece esse perfil. bjs